sábado, 29 de dezembro de 2012

Me atrapalhei com as datas e perdi o prazo de todos os desafios do blog do Norberto :c chateado

Mas tá tudo bem, porque eu fiz um dos meus maiores sonhos de consumo do mundo do origami: Phoenix - Satoshi Kamiya!!!





O papel rasgou um pouquinho, mesmo usando um semi-papel sanduíche (seda só de um lado do alumínio). Como o tamanho recomendado é 50x50cm e foi minha primeira tentativa, minha phoenix de 44x44cm até que ficou boa :D O diagrama tá AQUI \o/

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Scorpion - Robert J. Lang. Muito difícil por precisar de um papel muito fino e grande, assim como todos os insetos e artrópodes. Até usei um semi-papel sanduíche (só com 1 seda), pra ficar fino. Mas
o origami é muito bom, apesar de meio chato no início.



Crane - Róman Díaz. Origami lindo de doer. Também com um semi-papel sanduíche. O papel precisa ser fino pra que o pescoço não fique bizarro de tão grosso, e pra que as asas fiquem com sua leveza. Divino

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Desafio de Origami 2012 - Tarefa 1

       O origami surgiu pra mim quando eu era criança, mas eu só comecei mesmo a dobrar na oitava série (há 4 anos). Com uns 10 anos, eu brincava de dobrar com minha mãe com as instruções de um livro de artesanato geral, com uma parte específica pra origami. O livro se chama "Origami & Artesanato em papel". Nessa época, o origami me deixava frustrado, porque eu não conseguia fazer muita coisa.
       Nunca tinha levado o origami a sério, até que, em uma aula chata da oitava série, comecei a dobrar o papel do caderno e lembrei daquele velho livro cheio de origamis que me frustravam. Eu já tinha mais coordenação motora e delicadeza nas mãos, assim, peguei o livro e pude fazer os origamis com mais jeito e sucesso. Fui fazendo modelos, fotografando com meu pai e surpreendendo meus amigos. Criei o blog com uma amiga minha, mas ela nem faz mais origami. Não parecia algo que iria tão pra frente.
       Comecei a me especializar. Modelos mais difíceis, papeis melhores, maiores, técnicas diferentes. Ao longo desses 4 anos, já aprendi muitas coisas: nomes de dobras que eu jamais pensei que ia conseguir fazer, nomes de autores fabulosos, móbiles, origamis modulares. Conheci Satoshis, Hideos, Quentins, Tomokos e Nguyens perfeitos. Comecei a desejar OTMs e diagramas como nunca. Fiz até 2 CPs - coisa que eu achava o demônio em pessoa. Com o origami, consegui desestressar, encantar, presentear, enfeitar, ganhar destreza com os dedos e até consegui um pouco de dinheiro. Mas nada se compara à alegria de conseguir finalizar um origami, fazer seus detalhes, representar a vida e a beleza com dobras.
       Como tudo na vida, o origami bom só vem com prática. 4 anos de origami me colocaram num bom patamar, mas ainda não tenho capacidade pra um monte de coisa. Só espero evoluir. Claro que também tem aqueles momentos que dá vontade de botar fogo na casa: "Isso é um sapo?", "Isso pra mim é papel amassado", "Bom saber que você tem tanto tempo livre". Infelizmente, não tenho mais tanto tempo livre, mas faço origami sempre que posso, mesmo que seja na folha daquele teste de Química.  
       Fazer origami sempre vai ser um dos prazeres mais relaxantes e realizadores da minha vida.

Esse deve ser o meu primeiro modelo (pelo menos o primeiro fotografado). Ele tá naquele livro com o qual comecei minha vida origamística.



terça-feira, 13 de novembro de 2012



Horse - Hideo Komatsu. Esse é o modelo mais elegante, mais fino, mais bonito, mais leve que eu já vi. Apaixonei loucamente. Fácil e com um resultado fantástico. Está no Works of Hideo Komatsu e na OTM 60.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


Lion - Hideo Komatsu. O diagrama (que é lindo) está no livro Works of Hideo Komatsu. Esse leão é apaixonante, e a juba é muito legal de fazer.


Bouquet of Primula - Tomoko Fuse & BlutenBall (6 peças). Muito chatinho o kusudama, mas o resultado é muito lindo.


BlutenBall em detalhe


Bouquet of Primula em detalhe.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Grizzly Bear - Quentin Trollip. Minha primeira tentativa com papel sanduíche rasgou inteiro. Acho que foi porque o clima em Brasília deixou meu papel bizarramente duro. O resultado foi bem melhor com Tant. Diagrama no livro Origami Sequence.


Kusudama Loop. Chatinho, mas bonitinho.


Móbile inteiro pra uma amiga minha, aniversário dela.


Kusudama Fantasy. Meu primeiro com 30 módulos, mas já tinha feito com 12 e com 6.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012


One-Sheet Rose. Um box-pleating bem legal e bonito.


Clysdeslade Horse - Quentin Trollip. Do livro Sequence. Não é muito difícil tecnicamente, mas eu achei bem complicado deixar ele com uma cara mesmo de cavalo. Muito legal.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Burrito - Róman Díaz. Lindo e fácil, mas é uma desgraça pra ficar em pé. Use um papel duro, como o Tant.


Bahamut - Satoshi Kamiya. Meu papel ficou muito duro e esquisito, então não ficou muito bom e rasgou em alguns lugares :/ acho que é porque aqui em Brasília o tempo tá muito seco.

domingo, 19 de agosto de 2012


Móbile do Electra e um mandala. Não tinha outro fundo, e a foto ficou totalmente sem contraste :/


Electra, kusudama mais lindo fácil maravioso da existência


Floral Globe e outra mandala. Muito bonitos. Não sei o nome DESSE Floral Globe, porque é japonês e talz.


Pendurados :B coloquei eles à venda, mas nem sei se deu certo. Muito avoado eu.

domingo, 15 de julho de 2012


Tiger - Hideo Komatsu. Eu achava esse origami bizarro e impossível, mas na terceira tentativa (essa), percebi como esse origami é lindo de morrer e ligeiramente fácil. Só as listras que são muito doidas. Diagrama na Origami Tanteidan Convention 8.

sábado, 7 de julho de 2012



Roc - Róman Díaz. Um origami muito detalhista, mas é menos difícil do que parece. Bonito, interessante, gostei muito do meu resultado. Tá no Origami Essence.

Pegasus - Satoshi Kamiya. Leve, bonito, simples, lindo


Barosaurus - Satoshi  Kamiya. Origami que parece simples mas tem muita dobra técnica escondida? Pergunte como pro Satoshi. Incrível o quanto ele complica as coisas. Mas o origami é muito bom.

quinta-feira, 7 de junho de 2012




Blue Whale - Satoshi Kamiya. Extremamente realista, simples e bonito. A boca/barriga é linda. Esse origami é sensacional.


Cerberus - Satoshi Kamiya. Estranho, mas as patas são mais difíceis do que as cabeças. Mas ainda é muito legal e complexo. Outro origami "sonho de consumo" meu :B

sexta-feira, 27 de abril de 2012


Geitskämpfer  - Hojyo Takashi. Esse é o meu segundo origami feito por CP, que tá na OTM 107. Difícil, e não gostei muito do meu resultado. O papel que eu usei ficou horrível, porque eu não pude usar o rolinho de pintura pra espalhar a cola, então desgrudava em alguns lugares. A cor não ficou muito legal... na próxima tentativa, vou usar o clássico, vermelho. Digo clássico porque só vejo fotos desse origami nessa cor. "Geistkämpfer" é um nome alemão pra uma criatura folclórica e quer dizer "Caçadora de espíritos".

domingo, 25 de março de 2012

Kusudama Rafaelita - Lukasheva Ekaterina. Os kusudamas dela são lindos, mas eu odeio a montagem deles! Sempre fraca ou muito difícil. Sempre tenho que apelar pra cola :/

Lyrebird - Satoshi Kamiya. Muito lindo, mas dificilzinho viu. Sempre namorei esse origami. Muito legal. Diagrama na OTM 117.

domingo, 18 de março de 2012


Hippocampus - Róman Díaz. No "Origami for Interpreters". Eu amo esse origami loucamente. Já é o meu quinto, mas eu nunca consigo fazer direito a ponta da crina. Mas é maravilhoso mesmo assim ok

segunda-feira, 12 de março de 2012



Nazgul - Jason Ku. Quando eu comecei a fazer origami, há 3 anos, eu vi a foto dele e enlouqueci. Era muito perfeito. Procurei o diagrama feito um maluco, mas só achei esse ano. Finalmente fiz esse origami, que sempre esteve na minha lista dos origamis que eu mais queria fazer, junto com o Ancient Dragon e o Falcão do Nguyen, por exemplo. O origami fica bem pequeno em relação ao papel, mas vale a pena. Fica lindo de doer. Diagrama na OTM 129.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012













Fiery Dragon - Kade Chan. O diagrama às vezes é meio confuso, mas ele é muito legal.













Stegosaurus - não sei quem criou. Beeeem difícil. As costas são muito bem feitas. Muito perfeito. Não é simétrico, o que é bem estranho. Diagrama aqui :B

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fotos adicionais dos origamis do Zodíaco, porque alguns origamis, em uma só foto, não dá pra mostrar tudo né













A juba de Leão por dentro













Fazendo Aquarius pelo CP













Câncer de cima :B













VIRGEM - Essa é a Dama, do Fernando Gilgado, sem modificações (aqui o diagrama, bem horrível. Vê se acha um vídeo pra te ajudar). Virgem é de terra, mutável e regido por Mercúrio.













PEIXES - O modelo é o Yellowtail, criado por Katsuta Kyohei. O diagrama está na Origami Tanteidan Magazine 116. Peixes é de água, mutável e regido por Júpiter.












LEÃO - O modelo, já bem conhecido, foi feito por Satoshi Kamiya, mas é a primeira vez que eu faço realmente certo, porque agora a juba tem 3 camadas. Leão é de fogo, fixo e regido pelo Sol.













AQUÁRIO - ê origami difícil. Feito só pelo CP, que está no Origami Tanteidan 90, criado por Hojyo Takashi. Demorei 3 dias pra fazer. Mas valeu a pena :B Aquário é de ar, fixo e regido por Saturno.












CÂNCER - O diagrama desse origami CHATO DO CARAI é do Marc Kirschenbaum e o modelo se chama Blue Crab (no mesmo diagrama tem no meio o Rock Crab. Leia todos os comandos). Câncer é de água, cardinal e regido pela Lua.













CAPRICÓRNIO - o modelo foi criado por Petr Stuchly, mas eu modifiquei o origami um pouco pra que os dois lados do papel aparecessem, porque eu realmente queria que o origami ficasse azul e dourado. O diagrama está na Origami USA Convention 2009. Capricórnio é de terra, cardinal e regido por Saturno.